Sobre o Tiago Bastos | Iniciativas | PS TV |


 

Secção do Partido Socialista de Almirante Reis - Candidatura do Tiago Bastos




Imprensa e comunicados

Desde a sua criação, o Partido Socialista divulgou regularmente tomadas de posição sobre a evolução da crise final do regime, ao mesmo tempo que aprofundava o seu relacionamento com os principais partidos da Internacional Socialista.

Nos anos de 1974 a 1976, Portugal atravessa um período de profunda mutação, em que os acontecimentos se sucedem a uma velocidade vertiginosa.

O Partido Socialista que, na clandestinidade, defendera uma política de unidade na acção com as demais forças antifascistas, opõe-se à estratégia vanguardista do P.C.P. em aliança com um sector do MFA e luta pela implantação de uma democracia pluralista.

As sucessivas tomadas de posição dos órgãos dirigentes do P.S. ilustram a pertinácia desse combate político, do mesmo modo que representaram, para muitos, a alternativa democrática ao rumo incerto da Revolução Portuguesa e aos perigos de regresso a novas ditaduras.

IMPRENSA E COMUNICADOS DOS ÓRGÃOS DIRECTIVOS DO PS DESDE A FUNDAÇÃO ATÉ AO 25 DE ABRIL

A transformação da ASP em Partido Socialista permitiu multiplicar as acções de propaganda e a intervenção política autónoma da corrente socialista democrática.
Os comunicados que se publicam ilustram, por um lado, a progressiva inserção do PS na família socialista europeia e, por outro, as tomadas de posição relativamente à situação interna portuguesa - de que se destacam as referentes às últimas eleições marcelistas (Novembro de 1973), na base de uma estratégia unitária, e as que sublinham a rápida desagregação do regime, por via do agravamento da guerra colonial e da crescente contestação militar.

COMUNICADOS DO PARTIDO SOCIALISTA ENTRE O 25 DE ABRIL E O Iº GOVERNO CONSTITUCIONAL

Nesta página pode aceder a quase duas centenas de comunicados emitidos pelos orgãos directivos do Partido Socialista desde o 25 de Abril até à constituição do I Governo Constitucional, dirigido por Mário Soares.
Esses comunicados, organizados por ordem cronológica, permitem acompanhar, quase dia a dia, a acção do P.S. no processo de transição para a democracia.


Fonte: Fundação Mário Soares – Fontes para a História do Partido Socialista – Lisboa 12/2007

Data 11:04

<< Início