Sobre o Tiago Bastos | Iniciativas | PS TV |


 

Secção do Partido Socialista de Almirante Reis - Candidatura do Tiago Bastos




Razões da candidatura

Camaradas,

São muitas e vastas as razões que me levam apresentar candidatura à Secção do Partido Socialista de Almirante Reis.


O P.S. tem uma cultura a preservar, que é a da liberdade, da autonomia, da iniciativa e criatividade, da comunicação, da participação no espaço público, da celebração da diversidade e das diferenças, do reconhecimento mútuo e do encontro.

Essa cultura e herança, a que me refiro, muitas vezes e cada vez menos, não se encontra totalmente enraizada nas secções do partido.

A Democracia, que vem do Grego Demo-kratia significa “poder do povo”, baseado na liberdade e na escolha popular, constitui um bem precioso e fundamental que é necessário defender.

Esta defesa da democracia e do valor da prática da cidadania, quer como realização de direitos, quer como assumpção de deveres e partilha de responsabilidades, é que deve orientar as reformas do sistema político e da administração, mas acima de tudo do Partido Socialista, como órgão fundamental e indispensável da vida politica Portuguesa, no sentido de fomentar as condições e o alcance da participação dos militantes de modo aumentar a sua proximidade com o partido.


A generalidade das secções do Partido Socialista encontram-se esquecidas ou votadas ao abandono, sem a contribuição e participação dos militantes! Bem sabemos que são inúmeras as dificuldades do dia-a-dia, mas essa tendência pode e tem de ser alterada com o contributo de todos nós. Trata-se de um dever de militância e de um dever cívico!

Não podemos baixar os braços e deixar alastrar o actual desinteresse e marasmo que existe nas Secções do Partido Socialista. Sem elas, não existe o bem mais preciso do Partido Socialista que somos todos nós: são os militantes de base!

Os militantes ou simpatizantes Socialistas, através das secções, são o pilar mais nobre que existe no P.S. : são as bases!


A Almirante Reis, para além de ter sido a maior Secção do país, teve um papel relevante e determinante na construção da história do Portugal democrático pós 25 Abril e só por isso tem que ser honrosamente respeitada e dignificada não só pelo seu passado, como pelo seu presente e, em especial pelo seu futuro!


São valores que não podem ser esquecidos, e que na sua génese constituem o que de melhor há no PS. Perdurarão para todo o sempre e temos que saber honrar todos aqueles que contribuíram para o que somos hoje.

Não nos podemos esquecer de Sales Mira Godinho, Hermínio Palma Inácio, Eduardo da Cunha Covas, Acácio Barreiros, Mariazinha ou do nosso querido amigo Mário Garcia, entre tantos outros!


Reunimos uma vasta equipa, que abrange toda a secção, militantes com bastante qualidade, com provas dadas nas suas actividades profissionais, mas também na vida partidária e autárquica, uns menos jovens outros mais jovens é certo, mas todos dispostos a a defender uma secção de ideias, de dinâmica, de responsabilidade, de diálogo e de respeito!


Aproveito para um salientar o apreço muito especial que temos para com os últimos coordenadores que nos apoiam, nomeadamente para Popinha Ramos, Luís Vaz, José Rodrigues e o meu querido amigo Miguel Neto Valente que muito também ajudou a dignificar o nome da Secção da Almirante Reis.


Mas também agradeço o contributo especial de antigos presidentes assembleias gerais quer do PS quer da JS, como Fernando Garcia e Luís Silva.

Uma palavra especial para o apoio dos autarcas da Junta de Freguesia Santa Justa, quer para o seu presidente de Junta, quer para o presidente da Assembleia de Freguesia, que é, das 5 juntas de freguesia da Secção, a única do PS, bem para os cabeças de lista do Socorro, Anjos e São Jorge de Arroios.

Mas quero dar também uma saudação muito especial à nossa Juventude Socialista, representada pelo seu coordenador Daniel Nunes: a estes jovens o nosso muito obrigado!

É necessário voltarmos a ser novamente uma das maiores secções do país, de honrarmos e dignificarmos o nosso passado! Temos que crescer com a ajuda de todos vós!

É fundamental apostar na participação de todos os militantes, mesmo dos que não querem vir, pelo que temos que os saber chamar, incentivar e motivar: Na Secção Almirante Reis há lugar para todos!

É imperativo voltar a calendarizar actividades com maior regularidade, não só procurando informar e esclarecer os militantes do que se passa na secção, no partido e no país, através de debates e conferências, mas também sabendo estabelecer diálogo e comunicação.

Tem que ser implementado um sistema financeiro rigoroso, têm de se planear e orçamentar as despesas e receitas da secção e a gestão do bar.

E, mais importante ainda, tem de ser organizado o sistema de quotas que muito incómodo causa aos militantes que não possuem um cartão multibanco!

É urgente, e há tanto tempo que se fala disso, colocar a secção na era digital, criando finalmente uma página na Internet. A Secção Almirante Reis será das poucas que ainda não a tem!


Deixem-me salientar dois aspectos essenciais:

O primeiro que são os nossos autarcas, muitas vezes esquecidos e ignorados, na sua importante missão de Serviço Público!

Por um lado, temos que dar maior atenção ao que se passa nas nossas freguesias e acompanhar o trabalho diário dos nossos representantes, participando nas assembleias e reunindo regularmente com os nossos autarcas.

É fundamental abrir em definitivo a Secção ao exterior de forma conhecermos a realidade das juntas, das quais fazemos parte. Quer através de contacto regulares com associações, escolas e entidades públicas, quer com os comerciantes e fregueses.

Se necessário chamá-los a participarem em debates na secção, sobre os seus problemas quotidianos, sobre aquilo que os afecta na sua vida diária.

Por outro lado, temos que começar de imediato preparar as próximas eleições autárquicas, já amanhã porque o futuro de Lisboa depende de todos nós, bem como a continuidade do projecto para a Cidade de Lisboa, encabeçado pelo nosso Camarada António Costa!

O segundo aspecto, e porque os últimos são os primeiros, é a nossa Juventude Socialista, que se encontra esquecida e desacompanhada.

À JS tem de ser dado, não só todo o nosso apoio, mas também terão de ser dadas melhores condições de trabalho, nomeadamente a nível de espaço físico.

Por tudo isto e muito mais, defendemos uma Secção dos militantes, pelos militantes e para os militantes!


Viva Almirantes Reis!

Data 22:12

<< Início